sábado, 5 de junho de 2010
O nosso produto final
Este produto enquadra-se no objectivo do projecto, pois sensibiliza activamente o espectador para DUDA e as actividades que lhe constituem uma ofensa. Nos próximos anos lectivos, os alunos da nossa escola (Escola Secundária/3 de Oliveira do Douro) poderão requisitar o documentário, prolongando-se, assim, a nossa campanha de sensibilização, mesmo após a nossa saída desta escola.
A nossa avaliação do mesmo é positiva, visto que se enquadra nos nossos objectivos definidos, sensibilizando de forma eficaz, propondo uma avaliação crítica da problemática e, simultaneamente, incitando à intervenção e à divulgação por parte de qualquer indivíduo, demonstrando o papel que cada um de nós, como cidadão, pode ter na sociedade.
A sua composição em forma de documentário parece-nos extremamente adequada ao nosso público-alvo principal, os alunos da nossa escola e é, para além disso, um elemento que cuja sensibilização será alargada através da sua disponibilização na internet.
Campanha na Escola Eb1 do Outeiro
Resultados do concurso «Faz Portugal Melhor»
O concurso foi extremamente útil, fornecendo metodologias eficazes e objectivos a alcançar.
Os vencedores do concurso podem ser conhecidos em http://www.cienciahoje.pt/30150.
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Campanha de sensibilização na Escola Eb1 do Freixieiro
A campanha de dia 21 de Maio destinou-se aos alunos do 3.º e 4ºano, enquanto que a de 23 de Maio teve como público-alvo os alunos do ensino pré-escolar, em conjunto com os alunos do 1.º e 2.ºanos de escolaridade.
Foi deveras interessante verificar que a capacidade de sentir dos animais, para eles, é algo tido como verdadeiro, enquanto que, para nós, foi uma conclusão chegada após uma análise de factos científicos/éticos. “Os animais são como nós, por isso não os devemos maltratar”, “Quando os abandonamos eles ficam tristes porque não têm casa” e “Quando maltratamos os animais eles depois podem não ser capazes de confiar em nós”, foram algumas das respostas que o evidenciaram.
Em breve, a mesma campanha realizar-se-á na Escola Eb1 do Outeiro.
Campanha de sensibilização - Principais Ofensas à DUDA
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Marcha Pelos Direitos dos Animais - 10 de Abril
As palavras de ordem do milhar de activistas presentes, de todas as idades, englobaram todas as ofensas à Declaração Universal dos Direitos dos Animais: touradas, circos, indústria alimentar, peles, abandono e maus-tratos, etc...
Foi verdadeiramente gratificante contactar com um grupo de pessoas tão grande e tão interessado em dar voz aos direitos dos animais. Há que agradecer à Associação ANIMAL e a todos os participantes. Os cartazes, as roupas e as palavras de ordem eram particularmente originais e apelativas. Foi uma boa experiência, enriquecedora de várias formas, e esperámos que estas iniciativas se repitam, com um número crescente de participantes.
Segue-se um vídeo que mostra a parte final da marcha. Este vídeo NÃO É da nossa autoria, é meramente ilustrativo e foi obtido no Youtube em: http://www.youtube.com/watch?v=WogsnMSPMTk. Agradecemos ao autor.
2.ª prova do concurso "Faz Portugal Melhor"
O nosso grupo inscreveu-se, como representante da Escola Secundária/3 de Oliveira do Douro.
A 1.ªprova do concurso consistia na elaboração de um relatório, já entregue.
Já a 2.ªprova, é um registo em vídeo de 5 minutos, que publicamos de seguida. O seu objectivo é descrever a pesquisa/actividades concretizadas pelo grupo, bem como aquilo que definimos como nosso produto final.
sábado, 20 de março de 2010
As parcerias do projecto
A ANIMAL é uma organização não-governamental de defesa dos direitos fundamentais dos animais não-humanos. A ANIMAL desenvolve campanhas de educação e informação do público acerca dos animais não-humanos, das suas características, necessidades, interesses e direitos fundamentais e do modo como estes são negativamente afectados pelas diversas indústrias que os exploram, torturam e matam. Além destas acções de educação, a ANIMAL desenvolve também campanhas de alerta e protesto, investigações especiais e denúncias públicas, envolvimento da comunicação social na exposição pública da exploração e violentação de animais, acções judiciais, e contacto com autoridades e decisores políticos, para promover o avanço do respeito pelos direitos dos animais e a sua protecção. A ANIMAL é membro da ECEAE - European Coalition to End Animal Experiments, da Fur Free Alliance, da International Anti-Fur Coalition e da Worldwide Network for the Abolition of Bullfighting, além de colaborar com diversas outras organizações estrangeiras e internacionais de protecção dos animais.
SOCIEDADE PROTECTORA DOS ANIMAIS (PORTO)
FUNDADA NO PORTO EM 30/05/1878
Declarada de Utilidade Publica Particular por Lei de 16/03/1914
A SUA MISSÃO
• Proteger os animais contra os maus tratos
• Incentivar o amor para os animais, instituindo prémios e recompensas;
• Manter e desenvolver um hospital de Veterinária onde sejam tratados os animais segundo os mais modernos preceitos da Ciência Médico-Veterinária , tendo em vista o bem estar dos Animais.
OS SEUS ANIMAIS
Neste momento albergam cerca de 1100 cães e 140 gatos e diversas pombas
ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS ANIMAIS DO PORTO
http://www.aaaporto.com/
A Associação de Amigos dos Animais do Porto é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1991, e tem como objectivo a defesa e protecção de animais doentes, feridos, abandonados e maltratados, assim como a defesa do ambiente.
A AAAP sobrevive com muitas dificuldades pois conta apenas com donativos e as quotas dos sócios para fazer face às despesas efectuadas nos tratamentos veterinários, na alimentação, transporte e alojamento destes animais, não tendo qualquer subsídio estatal.
Ofensas à Declaração Universal dos Direitos dos Animais
TESTES LABORATORIAIS
Os testes laboratoriais em animais, para além de resultarem, muitas vezes, em resultados pouco fidedignos, infligem dor e sacrificam seres vivos em nome de produtos desnecessários, como os cosméticos.
TOURADAS
Tradição ou actividade imoral? A tauromaquia defende o culto do sangue e da violência. É uma tradição retrógrada e injusta.
TRÁFICO
O comércio de espécies é problema sério para a conservação das espécies. Esta actividade económica faz uso da caça furtiva e é responsável pela diminuição de biodiversidade. Este mercado gera cerca de 15 biliões de euros por ano.
PELES
Os casacos de pele transmitem uma imagem de elegância e riqueza. No entanto, os verdadeiros donos destas peles sofreram uma morte lenta e dolorosa.
LUTAS DE ANIMAIS
Não é compreensível que, com a mentalidade do séc. XXI, se sujeite os animais ao sofrimento por puro divertimento. Esta prática é proibida em Portugal mas continua a ocorrer na clandestinidade. É algo que envergonha uma humanidade que se diz civilizada.
INDÚSTRIA ALIMENTAR
A indústria alimentar pode parecer uma actividade inofensiva e necessária à sociedade. No entanto, esta esconde os métodos de tortura usados para obter os seus produtos.
CIRCOS E ZOOS
Os animais na indústria do entretenimento são explorados para agirem de modo não natural. Nos zoos, estes vivem fora do seu meio natural e, muitas vezes, em espaços inadequados.
O ABANDONO E OS MAUS-TRATOS
O abandono de animais domésticos constitui um problema para a saúde pública, para além de ser um acto cruel e degradante.
Os animais domésticos são seres sencientes e, por isso, a sua integridade física deveria ser SEMPRE respeitada.
O vídeo que se segue foi usado na campanha de sensibilização escolar, no dia 10 de Março. Após o segundo dia de campanha, dia 23 de Março, publicaremos os resultados :)
terça-feira, 16 de março de 2010
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Em breve
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
Introdução/guião do vídeo
Esta apresentação teve como objectivo informar a nossa turma acerca do que realizámos este período e também acerca do nosso projecto, embora resumidamente.
O nosso tema é, como já dissemos, Direitos dos/para Animais e o respectivo problema é o seguinte: Como sensibilizar e intervir na sociedade de modo a consciencializar a população para os Direitos dos Animais?
Para isso, vamos descrevemos brevemente o tema/problema, o nosso objectivo, a estrutura geral do projecto e aquilo com que ocupámos este período.
Assim sendo, o nosso objectivo é: sensibilizar a população quanto à Declaração universal dos Direitos dos Animais e, particularmente, para o 6º artigo – “Todo o animal que o Homem escolheu para seu companheiro tem direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural. O abandono de um animal é um acto cruel e degradante.”
A nível pessoal, todos os elementos do grupo gostam bastante de animais e os abusos aos direitos dos mesmos é algo que nos preocupa. Neste que é o nosso último ano de Secundário, em Área de Projecto foi-nos dada a oportunidade de desenvolver um trabalho que pudesse traduzir um pouco do somos e do que queremos ser no futuro.
Pensando também na sociedade, na nossa localidade e na nossa escola, decidimos unir o carácter ambientalista à vontade de mudar, de AGIR.
Observámos ainda, através de inquéritos, que a comunidade escolar está, no geral, interessada no assunto.
Para atingir este objectivo, o trabalho terá duas partes, uma mais geral, que visa sensibilizar e investigar cientificamente a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, e outra com sentido particular, direccionada para o 6º artigo. Muito resumidamente, é isso que faremos.
É claro que, quando começamos a trabalhar, não tínhamos uma estrutura definida e passamos grande parte deste período a tentar delimitá-lo. Quando começámos queríamos tratar todas as problemáticas que ofendem, na actualidade, a DUDA.
No entanto, depois percebemos que, a nível da nossa comunidade, muitos destes problemas não são visíveis e, se são, é muito indirectamente. Assim, para termos espaço para agir, decidimos restringir-nos ao 6º artigo da Declaração.
Após esta decisão, procurámos informar-nos sobre técnicas de sensibilização. Para isso, entrevistámos também uma voluntária da Greenpeace, que esteve cá na Roadtour dos Oceanos.
Houve também oportunidade de visitar uma campanha de adopção realizada pelo novo Centro de Reabilitação Animal, no Gaiashopping. E, apesar de não estarmos já em fase de desenvolvimento, não podíamos deixar passar esta oportunidade.
Entretanto, criámos um blogue, que tem como objectivo divulgar as nossas iniciativas e nosso projecto que está em fase de arranjo. Vamos ter também um
website mas esse está, ainda, em construção.
Já no final do período, iniciámos uma campanha de sensibilização na escola, com a afixação de cartazes.
Isto foi basicamente o que realizámos este período: definição do tema/problema e do nosso objectivo, a planificação e calendarização do projecto, iniciámos alguma pesquisa, visitámos algumas iniciativas e demos também início à campanha de sensibilização aqui na escola.
Este período correu bem, esperamos conseguir aumentar a produtividade dos próximos e, com isso, alcançar o nosso objectivo.