Mostrar mensagens com a etiqueta 12º ano. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 12º ano. Mostrar todas as mensagens

sábado, 5 de junho de 2010

O nosso produto final

O produto final do grupo “Ajuda com Garra” é um documentário com fins informativos, que explora os argumentos científicos e éticos que procuram justificar a atribuição de direitos aos animais, a importância social dos movimentos que a defendem, expondo as principais infracções aos artigos enunciados na Declaração Universal dos Direitos dos Animais (DUDA). Pretende dar-se, aos espectadores do mesmo documentário, a oportunidade de se instruir e tomar posição quanto a esta problemática.
Este produto enquadra-se no objectivo do projecto, pois sensibiliza activamente o espectador para DUDA e as actividades que lhe constituem uma ofensa. Nos próximos anos lectivos, os alunos da nossa escola (Escola Secundária/3 de Oliveira do Douro) poderão requisitar o documentário, prolongando-se, assim, a nossa campanha de sensibilização, mesmo após a nossa saída desta escola.
A nossa avaliação do mesmo é positiva, visto que se enquadra nos nossos objectivos definidos, sensibilizando de forma eficaz, propondo uma avaliação crítica da problemática e, simultaneamente, incitando à intervenção e à divulgação por parte de qualquer indivíduo, demonstrando o papel que cada um de nós, como cidadão, pode ter na sociedade.
A sua composição em forma de documentário parece-nos extremamente adequada ao nosso público-alvo principal, os alunos da nossa escola e é, para além disso, um elemento que cuja sensibilização será alargada através da sua disponibilização na internet.




Após publicação no Youtube (devido às restrições de tamanho de ficheiros do Blogger) o link será disponibilizado aqui.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Campanha de sensibilização na Escola Eb1 do Freixieiro

Com o objectivo de sensibilizar as faixas etárias mais jovens, o grupo organizou uma campanha de sensibilização na Escola Eb1 do Outeiro.
A campanha de dia 21 de Maio destinou-se aos alunos do 3.º e 4ºano, enquanto que a de 23 de Maio teve como público-alvo os alunos do ensino pré-escolar, em conjunto com os alunos do 1.º e 2.ºanos de escolaridade.
Foi deveras interessante verificar que a capacidade de sentir dos animais, para eles, é algo tido como verdadeiro, enquanto que, para nós, foi uma conclusão chegada após uma análise de factos científicos/éticos. “Os animais são como nós, por isso não os devemos maltratar”, “Quando os abandonamos eles ficam tristes porque não têm casa” e “Quando maltratamos os animais eles depois podem não ser capazes de confiar em nós”, foram algumas das respostas que o evidenciaram.
Em breve, a mesma campanha realizar-se-á na Escola Eb1 do Outeiro.

Segue-se o registo (em vídeo) da campanha. Partes de filmes incluídos na nossa apresentação encontram-se parcialmente representados.

Campanha de sensibilização - Principais Ofensas à DUDA

Segue-se um resumo em vídeo da nossa campanha de sensibilização realizada na escola.
Esta campanha incluiu a mostra de um vídeo (que pode ser visualizado na entrada referente às "Principais Ofensas à Declaração Universal dos Direitos dos Animais (Parte 1, 2 e 3))", a distribuíção de panfletos, uma pequena exposição e, finalmente, a recolha de apoiantes/testemunhas da camapanha.
Gostaríamos de agradecer a colaboração do Parque Biológico de Gaia, que nos forneceu algum material para a campanha :)

sábado, 31 de outubro de 2009

Quem somos?




Somos um grupo de alunos do 12º ano da Escola Secundária/3 de Oliveira do Douro




Neste que é o nosso último ano de Secundário, em Área de Projecto foi-nos dada a oportunidade de desenvolver um trabalho que pudesse traduzir um pouco do que somos e do que queremos ser no futuro.


Pensando também na sociedade, na nossa localidade e na nossa escola, decidimos unir o carácter ambientalista à vontade de mudar, de AGIR.


Os Direitos dos Animais têm sido constantemente violados, abafados como se fossem uma mera formalidade. Cabe-nos a nó, cidadãos, lutar para que todos eles se concretizem e levantar-nos pela mudança. Ao longo desde ano lectivo vamos trabalhar pela sensibilização, pela consciencialização geral e, com a colaboração de todos os interessados e de algumas instituições, vamos provar que a juventude com razão tem força e vontade de de agitar pelas causas justas!





Ana Moreira, Cláudia Ferreira, Diogo Almeida e Gonçalo Pereira




Aqui poderás seguir os avanços e recuos de todas as iniciativas, ver vídeos e cartazes criativos, dar a tua opinião ou sugestões, etc.