sábado, 20 de março de 2010

As parcerias do projecto

ASSOCIAÇÃO ANIMAL
ANIMAL.ORG.PT


A ANIMAL é uma organização não-governamental de defesa dos direitos fundamentais dos animais não-humanos. A ANIMAL desenvolve campanhas de educação e informação do público acerca dos animais não-humanos, das suas características, necessidades, interesses e direitos fundamentais e do modo como estes são negativamente afectados pelas diversas indústrias que os exploram, torturam e matam. Além destas acções de educação, a ANIMAL desenvolve também campanhas de alerta e protesto, investigações especiais e denúncias públicas, envolvimento da comunicação social na exposição pública da exploração e violentação de animais, acções judiciais, e contacto com autoridades e decisores políticos, para promover o avanço do respeito pelos direitos dos animais e a sua protecção. A ANIMAL é membro da ECEAE - European Coalition to End Animal Experiments, da Fur Free Alliance, da International Anti-Fur Coalition e da Worldwide Network for the Abolition of Bullfighting, além de colaborar com diversas outras organizações estrangeiras e internacionais de protecção dos animais.

SOCIEDADE PROTECTORA DOS ANIMAIS (PORTO)

http://www.spaporto.pt/

FUNDADA NO PORTO EM 30/05/1878
Declarada de Utilidade Publica Particular por Lei de 16/03/1914
A SUA MISSÃO
• Proteger os animais contra os maus tratos
• Incentivar o amor para os animais, instituindo prémios e recompensas;
• Manter e desenvolver um hospital de Veterinária onde sejam tratados os animais segundo os mais modernos preceitos da Ciência Médico-Veterinária , tendo em vista o bem estar dos Animais.
OS SEUS ANIMAIS
Neste momento albergam cerca de 1100 cães e 140 gatos e diversas pombas


ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS ANIMAIS DO PORTO

http://www.aaaporto.com/

A Associação de Amigos dos Animais do Porto é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1991, e tem como objectivo a defesa e protecção de animais doentes, feridos, abandonados e maltratados, assim como a defesa do ambiente.


A AAAP sobrevive com muitas dificuldades pois conta apenas com donativos e as quotas dos sócios para fazer face às despesas efectuadas nos tratamentos veterinários, na alimentação, transporte e alojamento destes animais, não tendo qualquer subsídio estatal.

Ofensas à Declaração Universal dos Direitos dos Animais

A Declaração foi proclamada em 1978 pela Liga Internacional dos Direitos dos Animais e aprovada pela UNESCO e pela ONU.


Seguem-se as principais actividades/indústrias que violam os os direitos animais declarados.

TESTES LABORATORIAIS
Os testes laboratoriais em animais, para além de resultarem, muitas vezes, em resultados pouco fidedignos, infligem dor e sacrificam seres vivos em nome de produtos desnecessários, como os cosméticos.

TOURADAS
Tradição ou actividade imoral? A tauromaquia defende o culto do sangue e da violência. É uma tradição retrógrada e injusta.

TRÁFICO
O comércio de espécies é problema sério para a conservação das espécies. Esta actividade económica faz uso da caça furtiva e é responsável pela diminuição de biodiversidade. Este mercado gera cerca de 15 biliões de euros por ano.

PELES
Os casacos de pele transmitem uma imagem de elegância e riqueza. No entanto, os verdadeiros donos destas peles sofreram uma morte lenta e dolorosa.

LUTAS DE ANIMAIS
Não é compreensível que, com a mentalidade do séc. XXI, se sujeite os animais ao sofrimento por puro divertimento. Esta prática é proibida em Portugal mas continua a ocorrer na clandestinidade. É algo que envergonha uma humanidade que se diz civilizada.

INDÚSTRIA ALIMENTAR
A indústria alimentar pode parecer uma actividade inofensiva e necessária à sociedade. No entanto, esta esconde os métodos de tortura usados para obter os seus produtos.

CIRCOS E ZOOS
Os animais na indústria do entretenimento são explorados para agirem de modo não natural. Nos zoos, estes vivem fora do seu meio natural e, muitas vezes, em espaços inadequados.

O ABANDONO E OS MAUS-TRATOS
O abandono de animais domésticos constitui um problema para a saúde pública, para além de ser um acto cruel e degradante.
Os animais domésticos são seres sencientes e, por isso, a sua integridade física deveria ser SEMPRE respeitada.


O vídeo que se segue foi usado na campanha de sensibilização escolar, no dia 10 de Março. Após o segundo dia de campanha, dia 23 de Março, publicaremos os resultados :)
Parte 1


Parte 2
Parte 3

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Em breve

Aproveitámos, desde já, para agradecer todos os comentários! Todas as sugestões são bem-vindas e é muito animador recebê-las, bem como os elogios. A rede de comunicação que se forma é crucial para alcançar o nosso objectivo.

Em breve publicaremos alguma informação acerca da nossa visita de estudo ao Centro de Reabilitação Animal de Vila Nova de Gaia e sobre a campanha que decorre na nossa escola.

Haverá, também, alguma informação sobre as parcerias que o projecto estabeleceu com algumas associações.
Obrigado.



sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Introdução/guião do vídeo

O nosso projecto é acerca dos Direitos dos Animais, nomeadamente direitos que são de animais e para animais, no sentido em que há que aplicá-los.
Esta apresentação teve como objectivo informar a nossa turma acerca do que realizámos este período e também acerca do nosso projecto, embora resumidamente.

O nosso tema é, como já dissemos, Direitos dos/para Animais e o respectivo problema é o seguinte: Como sensibilizar e intervir na sociedade de modo a consciencializar a população para os Direitos dos Animais?
Para isso, vamos descrevemos brevemente o tema/problema, o nosso objectivo, a estrutura geral do projecto e aquilo com que ocupámos este período.

Assim sendo, o nosso objectivo é: sensibilizar a população quanto à Declaração universal dos Direitos dos Animais e, particularmente, para o 6º artigo – “Todo o animal que o Homem escolheu para seu companheiro tem direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural. O abandono de um animal é um acto cruel e degradante.”

A nível pessoal, todos os elementos do grupo gostam bastante de animais e os abusos aos direitos dos mesmos é algo que nos preocupa. Neste que é o nosso último ano de Secundário, em Área de Projecto foi-nos dada a oportunidade de desenvolver um trabalho que pudesse traduzir um pouco do somos e do que queremos ser no futuro.
Pensando também na sociedade, na nossa localidade e na nossa escola, decidimos unir o carácter ambientalista à vontade de mudar, de AGIR.
Observámos ainda, através de inquéritos, que a comunidade escolar está, no geral, interessada no assunto.

Para atingir este objectivo, o trabalho terá duas partes, uma mais geral, que visa sensibilizar e investigar cientificamente a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, e outra com sentido particular, direccionada para o 6º artigo. Muito resumidamente, é isso que faremos.
É claro que, quando começamos a trabalhar, não tínhamos uma estrutura definida e passamos grande parte deste período a tentar delimitá-lo. Quando começámos queríamos tratar todas as problemáticas que ofendem, na actualidade, a DUDA.
No entanto, depois percebemos que, a nível da nossa comunidade, muitos destes problemas não são visíveis e, se são, é muito indirectamente. Assim, para termos espaço para agir, decidimos restringir-nos ao 6º artigo da Declaração.
Após esta decisão, procurámos informar-nos sobre técnicas de sensibilização. Para isso, entrevistámos também uma voluntária da Greenpeace, que esteve cá na Roadtour dos Oceanos.
Houve também oportunidade de visitar uma campanha de adopção realizada pelo novo Centro de Reabilitação Animal, no Gaiashopping. E, apesar de não estarmos já em fase de desenvolvimento, não podíamos deixar passar esta oportunidade.
Entretanto, criámos um blogue, que tem como objectivo divulgar as nossas iniciativas e nosso projecto que está em fase de arranjo. Vamos ter também um
website mas esse está, ainda, em construção.
Já no final do período, iniciámos uma campanha de sensibilização na escola, com a afixação de cartazes.
Isto foi basicamente o que realizámos este período: definição do tema/problema e do nosso objectivo, a planificação e calendarização do projecto, iniciámos alguma pesquisa, visitámos algumas iniciativas e demos também início à campanha de sensibilização aqui na escola.
Este período correu bem, esperamos conseguir aumentar a produtividade dos próximos e, com isso, alcançar o nosso objectivo.

Campanha P'LOS CÃES

Por se realizar perto de nós e pela própria iniciativa, a visita a esta campanha pareceu-nos uma boa oportunidade para nos informarmos acerca do abandono e da adopção de animais na nossa localidade. Como esperávamos, foi bastante produtivo. Ao chegar, observámos que a campanha estava muito bem organizada, com um espaço análogo a um escritório onde os interessados se podiam dirigir, um espaço para a desparasitação e outros cuidados dados aos animais, outro onde estavam ‘expostos’ os cães, cartazes afixados nas divisórias, uma televisão mostrando uma apresentação de PowerPoint e inúmeros tratadores que passeavam os cães e os alimentavam frequentemente. No local encontramos um responsável pelo novo Centro de Reabilitação Animal, que se deixou entrevistar. Falou-se acerca do abandono, da adopção e do novo Centro. O responsável mencionou alguns dados estatísticos que podiam ser consultados em cartazes, da cooperação que existirá entre o novo Centro e as escolas da zona, o que pode ser feito para contribuir para a diminuição deste problema e, falou-se também sobre os maus tratos em animais. Toda a entrevista foi gravada, com permissão do responsável. Foi muito gratificante assistir à adopção dos animais e vê-los ser levados por novas famílias (ou para alguns, pela primeira família), o que, para nosso espanto, aconteceu com enorme frequência.

Campanha de sensibilização - os cartazes afixados na escola