segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Em breve

Aproveitámos, desde já, para agradecer todos os comentários! Todas as sugestões são bem-vindas e é muito animador recebê-las, bem como os elogios. A rede de comunicação que se forma é crucial para alcançar o nosso objectivo.

Em breve publicaremos alguma informação acerca da nossa visita de estudo ao Centro de Reabilitação Animal de Vila Nova de Gaia e sobre a campanha que decorre na nossa escola.

Haverá, também, alguma informação sobre as parcerias que o projecto estabeleceu com algumas associações.
Obrigado.



sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Introdução/guião do vídeo

O nosso projecto é acerca dos Direitos dos Animais, nomeadamente direitos que são de animais e para animais, no sentido em que há que aplicá-los.
Esta apresentação teve como objectivo informar a nossa turma acerca do que realizámos este período e também acerca do nosso projecto, embora resumidamente.

O nosso tema é, como já dissemos, Direitos dos/para Animais e o respectivo problema é o seguinte: Como sensibilizar e intervir na sociedade de modo a consciencializar a população para os Direitos dos Animais?
Para isso, vamos descrevemos brevemente o tema/problema, o nosso objectivo, a estrutura geral do projecto e aquilo com que ocupámos este período.

Assim sendo, o nosso objectivo é: sensibilizar a população quanto à Declaração universal dos Direitos dos Animais e, particularmente, para o 6º artigo – “Todo o animal que o Homem escolheu para seu companheiro tem direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural. O abandono de um animal é um acto cruel e degradante.”

A nível pessoal, todos os elementos do grupo gostam bastante de animais e os abusos aos direitos dos mesmos é algo que nos preocupa. Neste que é o nosso último ano de Secundário, em Área de Projecto foi-nos dada a oportunidade de desenvolver um trabalho que pudesse traduzir um pouco do somos e do que queremos ser no futuro.
Pensando também na sociedade, na nossa localidade e na nossa escola, decidimos unir o carácter ambientalista à vontade de mudar, de AGIR.
Observámos ainda, através de inquéritos, que a comunidade escolar está, no geral, interessada no assunto.

Para atingir este objectivo, o trabalho terá duas partes, uma mais geral, que visa sensibilizar e investigar cientificamente a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, e outra com sentido particular, direccionada para o 6º artigo. Muito resumidamente, é isso que faremos.
É claro que, quando começamos a trabalhar, não tínhamos uma estrutura definida e passamos grande parte deste período a tentar delimitá-lo. Quando começámos queríamos tratar todas as problemáticas que ofendem, na actualidade, a DUDA.
No entanto, depois percebemos que, a nível da nossa comunidade, muitos destes problemas não são visíveis e, se são, é muito indirectamente. Assim, para termos espaço para agir, decidimos restringir-nos ao 6º artigo da Declaração.
Após esta decisão, procurámos informar-nos sobre técnicas de sensibilização. Para isso, entrevistámos também uma voluntária da Greenpeace, que esteve cá na Roadtour dos Oceanos.
Houve também oportunidade de visitar uma campanha de adopção realizada pelo novo Centro de Reabilitação Animal, no Gaiashopping. E, apesar de não estarmos já em fase de desenvolvimento, não podíamos deixar passar esta oportunidade.
Entretanto, criámos um blogue, que tem como objectivo divulgar as nossas iniciativas e nosso projecto que está em fase de arranjo. Vamos ter também um
website mas esse está, ainda, em construção.
Já no final do período, iniciámos uma campanha de sensibilização na escola, com a afixação de cartazes.
Isto foi basicamente o que realizámos este período: definição do tema/problema e do nosso objectivo, a planificação e calendarização do projecto, iniciámos alguma pesquisa, visitámos algumas iniciativas e demos também início à campanha de sensibilização aqui na escola.
Este período correu bem, esperamos conseguir aumentar a produtividade dos próximos e, com isso, alcançar o nosso objectivo.

Campanha P'LOS CÃES

Por se realizar perto de nós e pela própria iniciativa, a visita a esta campanha pareceu-nos uma boa oportunidade para nos informarmos acerca do abandono e da adopção de animais na nossa localidade. Como esperávamos, foi bastante produtivo. Ao chegar, observámos que a campanha estava muito bem organizada, com um espaço análogo a um escritório onde os interessados se podiam dirigir, um espaço para a desparasitação e outros cuidados dados aos animais, outro onde estavam ‘expostos’ os cães, cartazes afixados nas divisórias, uma televisão mostrando uma apresentação de PowerPoint e inúmeros tratadores que passeavam os cães e os alimentavam frequentemente. No local encontramos um responsável pelo novo Centro de Reabilitação Animal, que se deixou entrevistar. Falou-se acerca do abandono, da adopção e do novo Centro. O responsável mencionou alguns dados estatísticos que podiam ser consultados em cartazes, da cooperação que existirá entre o novo Centro e as escolas da zona, o que pode ser feito para contribuir para a diminuição deste problema e, falou-se também sobre os maus tratos em animais. Toda a entrevista foi gravada, com permissão do responsável. Foi muito gratificante assistir à adopção dos animais e vê-los ser levados por novas famílias (ou para alguns, pela primeira família), o que, para nosso espanto, aconteceu com enorme frequência.

Campanha de sensibilização - os cartazes afixados na escola











segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Roadtour OCEANOS EM PERIGO



A organização ambiental Greenpeace visitou oito cidades de Portugal entre os dias 16 e 29 de Outubro, numa campanha iniciada em Paris a 30 de Setembro.
O seu objectivo era alertar os consumidores para a destruição causada pela pesca de profundidade em alto mar.
Para além das actividades e sensibilização a Greenpeace pressionou as grandes cadeias de distribuição alimentar a acabarem com a venda de espécies de peixe de profundidade.

Porque se relaciona com o nosso projecto?
O artigo 2º da Declaração Universal dos Direitos dos Animais diz o seguinte:

1. Todo o animal tem o direito a ser respeitado. 2. O Homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais. 3. Todo o animal tem direito à atenção, aos cuidados e à protecção do Homem.

Como é óbvio, as práticas destruidoras da pesca em profundidade, com todas as suas consequências sobre os ecossistemas, são uma grave ofensa a este direito.
‘NO FUNDO DO MAR, NEM TUDO O QUE VEM À REDE É PEIXE’ – slogan adoptado pela campanha – faz todo o sentido.
Segundo a nossa pesquisa no site da Greenpeace, onde poderás encontrar muito mais informação – http://greenpeace.org/portugal - esta campanha denuncia as principais ameaças que os nossos oceanos enfrentam:

- A pesca industrial: os navios gigantes utilizam equipamentos de ponta capazes de localizar enormes cardumes de peixe, a captura de enormes quantidades de peixe arruína o equilíbrio ecológico do oceano.

- A pesca acidental: as práticas modernas de pesca são responsáveis por um enorme desperdício. O emaranhamento ameaça muitas espécies e destrói por inteiro florestas de corais e outros ecossistemas delicados.

- Pesca ilegal: os piratas que ignoram regulamentos roubam peixe a algumas das regiões mais pobres do mundo.

- Aquacultura: apesar de parecer inofensiva, esta indústria pode ser incrivelmente destrutiva, insustentável e injusta porque não é rentável ao ponto de evitar a captura de escpécies no oceano.

- Aquecimento global: Como já foi largamente divulgado nos media, a aumento das temperaturas irá elevar os níveis de água e alterar as correntes oceânicas. Espécies inteiras de animais marítimos não poderão sobreviver nestas condições.

- Poluição: Para além da poluição mais familiar, a do petróleo, também os esgotos domésticos, as descargas industriais, o escoamento de superfície urbano e industrial, os acidentes, os derrames, as explosões, as operações de descarga no mar, na exploração mineira, os nutrientes e pesticidas da agricultura, as fontes de calor desperdiçadas e as descargas radioactivas continuam a assolar o oceano.

Dia 28 de Outubro de 2009 o grupo foi visitar a exposição/campanha da Roadtour da Greenpeace – Oceanos em perigo ao Cais de Gaia.
Tivemos a oportunidade de falar com vários colaboradores que nos informaram acerca do estado actual de protecção dos ecossistemas de mar profundo, nomeadamente as consequências devastadoras da pesca por arrasto.
Recebemos também uma lista com as espécies incluídas na ‘Lista Vermelha de Peixes’, aqueles que não estão sendo explorados de modo sustentável.



Milhares de Portugueses, incluindo nós, assinaram os cartões vermelhos contra a pesca de arrasto e outros milhões assinaram ainda petições on-line. Também TU o podes fazer em http://www.greenpeace.org/portugal/comunicados/proteccao-ecossistemas-mar-profundo.

Apoia esta causa justa!

domingo, 8 de novembro de 2009